Programa "Café com a Presidenta"

Café com a Presidenta

Veiculado uma vez por semana, o programa de rádio "Café com a Presidenta" traz ao público um bate-papo entre a presidenta Dilma Rousseff e o jornalista Luciano Seixas. Durante seis minutos, o cidadão brasileiro tem a oportunidade de saber um pouco mais sobre os projetos do governo e suas ações em áreas de interesse nacional, como educação, saúde, segurança, entre outros.

Em formato de entrevista, o programa prioriza pautas que dialogam com a sociedade. Os temas são escolhidos a partir de uma análise dos acontecimentos da semana e discutidos entre a equipe de produção, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e a própria presidenta.

O programa é produzido pela Diretoria de Serviços da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e tem supervisão editorial da Secom. Todas as segundas-feiras, às 6 horas da manhã, é transmitido, via satélite, no mesmo canal de distribuição de "A Voz do Brasil". As transmissões são feitas em quatro horários (6h, 7h, 8h30 e 13h) e os arquivos em baixa e alta resolução, assim como todas as transcrições, estão disponíveis nesse site.

Histórico

O desafio de criar um canal de comunicação mais dinâmico e menos formal entre o Presidente da República e a sociedade brasileira foi assumido no início de 2003 pela equipe da Radiobrás. Naquele momento, a ideia era fazer um programa mais dialogado e que não remetesse aos pronunciamentos dos programas gravados por outros presidentes.

O primeiro "Café com o Presidente" foi ao ar em 17 de novembro de 2003. Em pauta, o crescimento da economia brasileira e algumas questões previdenciárias. Com edições quinzenais, o programa era produzido pela empresa Toda Onda Comunicação. Em janeiro de 2005, a produção passou a ser feita pela Radiobrás, que já era responsável por sua veiculação e distribuição. Nesse mesmo ano, o programa começou a ser exibido todas as segundas-feiras.

Em dezembro de 2007, a Diretoria de Serviços da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) assumiu a produção do "Café com o Presidente". Sem alteração no formato, 279 programas foram gravados entre 2003 e 2010 pelo ex-presidente Lula. Com o início da gestão da presidenta Dilma Rousseff, em janeiro de 2011, o nome do projeto foi modificado e passou a ser chamado "Café com a Presidenta".

Ouça o programa AQUI

Comentários

Mais vistas